top of page

Os 10 Maiores Desafios na Construção Civil e Como o Seguro de Risco de Engenharia Pode Proteger Seu Projeto

Atualizado: 5 de jul.


Possuir um seguro na construção civil é fundamental para os riscos e desafios que essa área enfrenta. Após a pandemia, houve um aumento significativo no setor, e a contratação de um seguro visa a proteger o empreendimento, colaboradores, transeuntes e entre outros imprevistos.


Assim se faz a importância de considerar o seguro de risco na engenharia, o que serve como proteção para a obra continuar dentro do cronograma estabelecido e evitar grandes prejuízos.


Neste artigo, vamos mostrar para você os 10 maiores desafios no setor e como o seguro pode proteger o seu projeto.


Construtores olhando para uma folha de papel

Desafios na Construção Civil


Atrasos no Projeto


Dificilmente um grande projeto não atrasa, mesmo com uma boa gestão é comum os atrasos na construção. Porém, a maioria deles acabam sendo causados por fatores externos, como: fornecedores que não cumprem o prazo, logística mal feita, clima desfavorável e entre outros.


Com esses problemas, o impacto no cronograma é significativo, o que pode colocar a sua credibilidade em cheque ou arcar com eventuais prejuízos por não entregar o que foi acordado. No aspecto financeiro, o custo da construção pode dobrar, devido à necessidade de mais funcionários, possivelmente um novo fornecedor, compensação ao proprietário e a perda de futuros clientes. O impacto é gigantesco.



Acidentes de Trabalho


Os acidentes de trabalho na construção civil são comuns, infelizmente. De acordo com a USP, “na construção civil, os dados assustam:a taxa chega a 11,76 casos para cada grupo de 100 mil - Um número para ligar o alerta e estar atento às medidas de segurança. As principais causas desses acidentes são impactos com objetos, quedas, choques elétricos e soterramento ou desmoronamento.”


Por esse número alarmante, as medidas de segurança devem ser sempre revistas e dentro das regras. Com ela dentro dos conformes, a equipe usando os equipamentos certos e com a devida orientação correta do que fazer em momentos de perigo, à saúde de todos será melhor preservada. A segurança é importante para os equipamentos e materiais.



Danos a Terceiros


Responsabilidade Civil é o termo utilizado quando uma obra causa danos a terceiros, e o proprietário/construtor torna-se responsável por cobrir os custos dos prejuízos causados. Por exemplo, se uma pedra da construção atinge um carro, o dono do empreendimento tem que pagar o conserto, muitas vezes o valor é alto, o que pode acarretar em prejuízos se não tiver o Seguro de Riscos de Engenharia.


Na obra é preciso cumprir as regras de segurança, qualquer dano significa uma perda grande financeiramente e de credibilidade, e nessa situação só o seguro soluciona.



Sobreposição de Custos


Acertar em cheio o orçamento de uma construção é para poucos, claramente esse é um desafio comum na construção civil. Portanto, é necessário realizar um levantamento dos materiais, mão de obra e entre outros custos que cabem à obra.


Uma boa estratégia é estar atento aos valores atuais do mercado, manter uma planilha sempre atualizada e entender as saídas. Com tudo documentado, fica mais fácil controlar os custos e não tomar um susto no final do projeto.



Questões Contratuais


Em um projeto bem estruturado, os contratos são comuns e nele cada parte deve seguir com o combinado. Porém em muitos casos acontece o contrário, e acabam resultando em disputas judiciais. É responsabilidade do empreendedor entender o tipo de contrato estabelecido para não sofrer no final da obra ou no meio dela.


Na construção, diversos fatores podem levar a impasses, seja pelo não fornecimento dos materiais na data prevista ou por atrasos na obra. Entregar e receber o que está no contrato facilita a vida de todos os envolvidos, caso contrário, é importante assegurar que o seguro contratado cubra tais eventualidades.



Condições Climáticas Adversas


Com o clima não tem como brincar, e ele muitas vezes é o vilão da construção, fazendo que planos tenham que ser revistos. Isso é o que geralmente acontece no projeto, entretanto, existem outros fatores que o clima dificulta, como, segurança, telhados, umidade e os atrasos.


Para amenizar certas situações, como as condições climáticas adversas, o planejamento de contingência é essencial. Essa estratégia prepara para diversos cenários, nele você vai saber o que fazer quando um problema inesperado surgir.



Escassez de Mão de Obra Qualificada


Como comentado no início deste artigo, a área da construção civil é a que mais cresce e consequentemente, mais empregos são gerados. Porém, mesmo com grande demanda, é sentido que existe uma escassez de mão de obra qualificada. A falta de investimento por parte da empresa para os seus colaboradores em mais cursos técnicos avançados, faz com que o setor fique estagnado.


A criação de um espaço mais acolhedor, passa pela elaboração de um programa de retenção de talentos. Mostrando que é possível entrar e se desenvolver na construção civil. O programa deve oferecer um plano de carreira, bons benefícios e reconhecimento. Desta forma, a qualificação profissional será percebido a longo prazo, com pessoas que tiveram o seu reconhecimento e suporte para evoluir, o que faz a mão de obra melhorar e melhores trabalhos serem entregues.



Problemas de Suprimento de Materiais


O planejamento de suprimento de materiais garante que gastos inesperados com materiais não aconteçam e mantém a produtividade, já que não será necessário parar para esperar os materiais chegarem. O gerenciamento desse processo é complicado, mas tem seus benefícios. O maior problema para conseguir estruturar tudo é que não tem um padrão para seguir, logo, é preciso de um entendimento de todo o projeto, adaptando conforme o cronograma.


A eficácia na cadeia de suprimentos é estar atento com os fornecedores, prazos, lugares de armazenamento, forma das entregas e relações. São pontos que podem deixar o suprimento de materiais mais organizado e sem prejudicar a obra.



Falhas de Comunicação


O capacete é importante na construção civil, e a comunicação tem quase a mesma importância. O motivo é bem simples e claro: comunicar salva vidas. Seja pelos avisos de segurança ou palestras de orientação, tudo que se comunica dentro de uma obra é importante.


Placas, comunicados e até mensagens pelo Whatsapp podem ser boas ferramentas para comunicar recados importantes.



Mudanças no Escopo do Projeto


Quando um projeto se inicia todos querem seguir o que foi planejado do começo ao fim, mas se tratando de construção, dificilmente isso acontece, o que é normal. Um bom gerenciamento é capaz de estar atento nessas alterações de planos.


O ganho disso? Tempo. E no mundo da construção civil, o tempo pode causar grandes efeitos no orçamento e prazos. Não preparado para situações adversas, é preciso de mais materiais, mais materiais quer dizer que a obra vai atrasar, quanto mais atrasada, pior é o lado financeiro.



Proteção com Seguro de Risco de Engenharia


Como você viu, inúmeras situações acontecem em uma construção. É nesse contexto que o Seguro de Riscos de Engenharia se faz importante, preparando para os imprevistos. Independente do projeto, uma apólice que atenda suas necessidades, confirma que o seu planejamento seja executado conforme o esperado, e que o resultado final seja satisfatório.


A única forma de garantir que sua obra não pare é contratando o seguro para riscos de engenharia, escolhendo uma apólice que seja pensada nos possíveis desafios e riscos que podem surgir.


Benefícios do Seguro de Risco de Engenharia

Sabe quais os benefícios que um seguro de riscos de engenharia oferece?


  • Segurança Financeira: Proteção contra custos imprevistos que poderiam comprometer o orçamento do projeto;


  • Continuidade do Projeto: Garantia de que obra possa ser retomada rapidamente após um sinistro, minimizando atrasos;


  • Proteção Jurídica: Cobertura contra reclamações de terceiros, evitando litígios onerosos;


  • Tranquilidade para a Gestão: Redução de preocupação e foco na execução do projeto com maior segurança.



Coberturas que o seguro oferece


  • Danos materiais (Causados por incêndio, explosões, tempestades, raios. Inundações; desabamentos; entre outros eventos naturais e acidentais);

  • Danos causados a terceiros;

  • Incêndio;

  • Alagamentos;

  • Explosão;

  • Roubo;

  • Erro no projeto;

  • Responsabilidade Civil;

  • Equipamentos de Construção;

  • Despesas de remoção e desentulho;

  • Manutenção (Simples ou Ampla);


e entre outros adicionais que você pode escolher, o que varia de seguro.

Aconteceu um incêndio na construção depois de entregue? O seguro vai arcar com os danos da construção e também dos bens perdidos. É assim que funciona na prática.



Segurança e Proteção em Projetos de Construção Civil com a Seguros Potência


Depois de conceber o planejamento, é muito importante você ter um seguro para o andamento. Existem situações incontroláveis e que somente o seguro pode disponibilizar de suporte. O que inibe que a sua construção tenha grandes prejuízos e que grandes projetos sejam feitos, o seguro na indústria da construção civil é primordial.


Na consultoria com a Potência Corretora de Seguros, você encontra a melhor proteção para o seu projeto. Somos especialistas na área e trabalhamos para que novos projetos saiam do papel. com segurança






4 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page