top of page

Consórcio x Financiamento: entenda as diferenças

  • pamalmeidameiteam
  • 19 de dez. de 2022
  • 4 min de leitura

Você quer comprar seu carro e não tem dinheiro? Saiba as diferenças entre consórcio x financiamento e entenda qual é a melhor opção para você.


O desejo de comprar um carro ainda é um sonho para muitos brasileiros, mas antes de você comprar o seu automóvel é interessante que você conheça as formas de acesso ao crédito. Assim, você poderá tomar uma decisão financeira inteligente. Consórcio x financiamento? Qual a melhor opção?

Para se decidir entre consórcio x financiamento, você precisa entender as diferenças entre essas duas modalidades de compra. Vamos lá?



Consórcio x Financiamento


Financiamento

Financiamento é uma operação financeira na qual uma financiadora empresta recursos para você adquirir um bem. Comparado ao consórcio, o financiamento ainda é a forma mais utilizada na hora de comprar um bem. Estima-se que quase 80% dos veículos vendidos no Brasil sejam por meio dessa forma de pagamento.


Existem duas formas de financiamento: Leasing e CDC.


Leasing: a financiadora compra o carro, coloca no nome dela e o cliente paga um aluguel por x meses para a financiadora. Quando a última prestação for paga, a financiadora assina o DUT transferindo o carro para o cliente, que terá que pagar o custo da transferência no DETRAN do seu estado.

CDC: significa Crédito Direto ao Consumidor. A financiadora empresta o dinheiro ao cliente, que compra o veículo e o coloca em seu nome, porém ele não pode vendê-lo sem autorização da financiadora. O carro ficará alienado ao banco.


Vantagens do Financiamento

Você pode comprar um carro em um curto espaço de tempo. A partir do momento que você conseguir o crédito, você já pode ir para casa com o seu carro novo. O contato com a financiadora pode ser feito diretamente, sem a intermediação da loja de carros. Isso possibilita a negociação da taxa de juros – taxa essa que já não existe no consórcio.


Desvantagens do Financiamento

Além de o cliente pagar juros e tributos, o cliente terá que ter documentos que comprovem a sua renda/capacidade financeira de honrar com os pagamentos das prestações até a quitação do bem.


Muitas vezes, os documentos não são suficientes. Dessa forma, se você ainda quiser obter um financiamento, será necessário apresentar um fiador que se responsabilizará pelo pagamento, caso o cliente não o faça. Constrangedor, não é verdade? Além disso, o cliente terá que pagar juros sobre o saldo devedor. Entre consórcio x financiamento, talvez essa seja a maior desvantagem do financiamento.


Consórcio

O consórcio é uma modalidade de compra, mas é caracterizado pelo agrupamento de pessoas que se juntam em busca do mesmo objetivo: a compra de um bem específico, como um carro novo. O consórcio é caracterizado por um grupo de pessoas que contribuem mensalmente para um fundo, uma espécie de poupança para custear a entrega desse bem comum ao grupo. Essas contribuições ocorrem mensalmente até que o último participante seja contemplado.


Como participar de um consórcio? Antes de responder a essa pergunta, é importante que você saiba que, além desse grupo de pessoas, existe ainda outro participante: o administrador. Seu principal papel é organizar e garantir toda a operação desde a coleta do dinheiro até a entrega do bem aos contemplados.


A administradora de consórcio é uma empresa especializada que ganha pelos seus serviços prestados e passa mais segurança ao grupo de investidores, sem aquelas taxas e juros presentes no financiamento tradicional.


Ainda com relação aos pagamentos, como já mencionamos, devem ser feitos mensalmente conforme o contrato de cada administradora. Critérios importantes:


Fundo comum: seu objetivo é a compra do bem. Todo mês um consorciado é contemplado.

Taxa de administração: é o honorário da administradora.

Seguro: seu objetivo é garantir o pagamento das prestações caso o consorciado venha a falecer.

Fundo de reserva: algumas administradoras fazem um fundo de reserva com o intuito de evitar problemas com fluxo de caixa. Nesse caso, ao final do período do consórcio, o valor será ressarcido aos consorciados.


Contemplação

Essa é o melhor momento, concorda? A contemplação pode ocorrer através de sorteio ou através de um lance (antecipação das prestações do consórcio).


Vantagens do Consórcio

O consórcio entrega uma carta de crédito com valor total. Dessa forma, aumenta seu poder de compra conseguindo melhores oportunidades de negócios. Outro ponto muito importante é a flexibilidade, pois você pode escolher o carro e o modelo que quiser.


No consórcio não há taxas nem impostos, apenas a sua contribuição mensal e o seguro.

O valor do bem é sempre reajustado, o que permite que, mesmo que você receba sua carta por último, você vai receber o valor atualizado para comprar seu veículo. O planejamento é outro ponto forte do consórcio, já que você pode escolher diversos planos sem comprometer o orçamento familiar.


Desvantagens do Consórcio

Um probleminha que incomoda algumas pessoas é o tempo, pois o consórcio é um investimento de longo prazo. Dessa forma, entre consórcio x financiamento escolha o consórcio apenas se você não tiver pressa em ser contemplado.


Outro detalhe: se houver um grande número de inadimplentes, a administradora pode reajustar o valor das mensalidades.Por isso, é fundamental procurar uma instituição séria, que fará um trabalho muito criterioso e rigoroso no perfil dos seus membros.


Agora que você já aprendeu as diferenças entre consórcio x financiamento, você deve ter percebido que as suas escolhas podem ser determinantes para selecionar um consórcio vantajoso. Por isso, não recomendamos que você faça a escolha sem o auxílio de um especialista nessa área, pois a decisão entre consórcio x financiamento exige um conhecimento que, muitas vezes, o investidor ainda não possui.


A Potência possui especialistas em consórcio x financiamento. Aproveite e faça uma simulação do consórcio de veículos!

Comments


bottom of page