top of page

Entenda as principais diferenças entre Seguro de Vida e Seguro de Acidentes Pessoais

  • pamalmeidameiteam
  • 20 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Garantir a proteção da sua renda contra possíveis imprevistos é a melhor maneira de assegurar a continuidade dos seus planos e investimentos, além de proporcionar segurança financeira para os seus dependentes em caso de falta do segurado.


Tanto o Seguro de Vida quanto o Seguro de Acidentes Pessoais visam essa proteção, mas o fazem de maneiras diferentes. O que esses dois seguros têm em comum é o foco em proteger a vida do segurado e a renda dele e da família, oferecendo apoio financeiro em situações como morte, invalidez, entre outros.


ree

E quais são as principais diferenças entre o Seguro de Vida e o Seguro de Acidentes Pessoais?


Causa do óbito

Como já dito, os dois cobrem o falecimento do segurado, mas a diferença principal é a causa do óbito. No Seguro de Vida, independente da causa da morte do segurado, seja natural ou por acidente, os beneficiários irão receber o valor da apólice. Além disso, é possível adicionar diversas outras coberturas.


Já no Seguro de Acidentes Pessoais só há cobertura para morte ou invalidez permanente acidentais. Ou seja, se o segurado ficar impossibilitado de gerar rendimentos por outros motivos, os beneficiários não terão direito ao recebimento da indenização.


Valor do prêmio

Justamente por esse motivo, os valores desses dois seguros são bem diferentes. O Seguro de Vida possui uma cobertura mais ampla e ainda oferece coberturas adicionais, logo seu custo será maior.


Além disso, no Seguro de Acidentes Pessoais o cálculo do valor da apólice não leva em consideração a idade do segurado. Porém, no Seguro de Vida, o prêmio, valor pago pelo segurado, aumenta conforme a idade dele. Ambos os seguros possuem uma idade limite para a contratação que, geralmente, varia de acordo com a seguradora.


Pagamento da Indenização

Na ocorrência de um sinistro, o Seguro de Vida libera o valor da indenização e o segurado tem liberdade para escolher a forma que vai usar. Ela pode ser utilizada para arcar com as despesas do tratamento ou com outras necessidades pessoais, ou até para lazer, como é o caso dos segurados que optam por realizar uma viagem.


No caso do Seguro de Acidentes Pessoais, se o segurado sofre um acidente, a seguradora irá arcar com o tratamento médico, inclusive com as diárias de internação no hospital. Ou seja, o segurado não tem a possibilidade de usar essa indenização para outros fins.


Coberturas do Seguro de Vida

  • Morte Natural ou Acidental;

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente ou por Doença;

  • Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas;

  • Diária por Incapacidade Temporária (DIT);

  • Diária por Internação Hospitalar (DIH);

  • Assistência Funeral Individual ou Familiar;

  • Doenças Graves (como câncer, AVC, insuficiência renal, infarto, cirurgia coronariana, 11 tipos de transplante, esclerose múltipla, alzheimer, cirurgia da aorta, cirurgia vascular cardíaca).

Coberturas do Seguro de Acidentes Pessoais

  • Morte Acidental;

  • Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente;

  • Despesas Médicas, Hospitalares e Odontológicas.

Mesmo sendo muito parecidos, cada seguro vai atender melhor um perfil de pessoa. Algumas seguradoras, por exemplo, não permitem que pessoas com profissões de alto risco contratem o Seguro de Vida, pois seu valor seria muito alto e inviável, já que o profissional teria grandes chances de sofrer um sinistro. Nesses casos, o Seguro de Acidentes Pessoais pode ser o ideal.


Conte sempre com um corretor de confiança especializado para lhe oferecer a melhor possibilidade de contratação em termos de custo-benefício e adequação ao seu perfil. Em caso de dúvida, nossa equipe está à disposição para atendê-lo! Deixe um comentário abaixo ou entre em contato conosco através de nossas redes sociais.

Comentários


bottom of page