top of page

Entenda de uma vez por todas a Tabela FIPE!

Se você já se aventurou no universo da compra ou troca de veículos, já ouviu falar na Tabela FIPE!



Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, por isso a sigla FIPE, reúne um grande banco de dados sobre os automóveis durante um determinado período de tempo, sendo referência para precificação de carros no mercado automobilístico.


Como funciona a Tabela FIPE?


Justamente por ser monitorada por uma instituição de grande prestígio no meio econômico, o desenvolvimento da tabela é realizada com informações e variáveis da área.

Sua relação é uma referência para as negociações em todo o país, ao levantar o valor médio dos veículos negociados no mercado nacional.


Os analistas fazem um levantamento mensal dos dados a partir de alguns critérios como: os valores mais altos da revendedora, os mais baixos, os veículos em baixa circulação, fabricação, importação, etc.


Além disso, o valor médio da tabela serve apenas como uma parâmetro, deve-se ter em mente que existem fatores como: estado de conservação, quilometragem, região de circulação, cor, equipamentos, etc, que são acrescidos às condições de oferta do veículo em questão.


A partir da coleta de preços, há de se realizar uma estatística média que você pode consultar no site oficial da tabela!



Como consultar o valor médio?


O processo é bem simples, ao acessar o site, ou aplicativo, da instituição procure pela opção de consulta de veículos.



Para consulta são utilizados alguns filtros como:


⦁ Marca;

⦁ Ano de Fabricação;

⦁ Ano de Referência-Modelo;


Lembrando que essas informações dizem respeito ao valor médio do veículo após um período de tempo de análise! Fique atento às variáveis da sua região!


E aí, conseguiu entender? A Tabela FIPE é super importante para o mercado e é sempre bom ficar de olho nela!



Comentários


bottom of page