Entenda melhor como funciona o consórcio imobiliário!
- pamalmeidameiteam
- 22 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
O mercado de imóveis no Brasil mudou bastante nos últimos anos...

O mercado de imóveis no Brasil mudou bastante nos últimos anos. Depois de uma grande valorização, parece que o setor encontrou um patamar mais razoável para funcionar e o interesse em casas e apartamentos continua elevado.
No entanto, os preços podem ser altos demais para alguns. Mesmo sonhando em ter uma propriedade, muitas pessoas não conseguem juntar o montante necessário para adquiri-la. Por isso, surgem opções interessantes e uma delas é o consórcio!
Como funciona consórcio imobiliário?
O consórcio imobiliário está se consolidando como uma excelente alternativa para quem deseja planejar a compra de um imóvel, tanto novo quanto usado. Ele funciona como um consórcio normal: um grupo de pessoas se reúne para adquirir um produto e cada um paga parcelas mensais para uma administradora. A diferença aqui é que o produto é uma propriedade!
Quando as parcelas alcançarem o valor estipulado, um participante é sorteado e contemplado, podendo comprar a casa. Como podem durar vários anos, ele é uma excelente alternativa para quem não está com muita pressa.
Como entrar em um consórcio imobiliário?
O primeiro passo para participar de um consórcio imobiliário é procurar uma administradora. É essa empresa que será responsável por reunir o pool de pessoas que desejam comprar o imóvel e, após atingir o número mínimo de participantes, o consórcio efetivamente começará.
Todos os participantes do grupo vão contribuir para a formação de uma poupança através do pagamento das prestações mensais e todos os participantes concorrerão em igualdade de condições aos sorteios. Os consorciados também poderão fazer lances com recursos próprios ou o chamado lance embutido, que é a utilização de até 25% do valor do crédito para adiantar a contemplação e ter a carta de crédito liberada.
As parcelas do consórcio imobiliário têm juros?
Uma das grandes vantagens de um consórcio imobiliário é que suas parcelas, ao contrário dos financiamentos bancários, não têm juros. É preciso lembrar que você deverá pagar uma taxa para a administradora, por isso os valores podem sofrer reajustes uma vez por ano. Isso também se dá por outros fatores, como a alteração dos preços dos materiais de construção, por exemplo. No entanto, ainda é uma opção bem atraente em relação às que existem no mercado.
O que acontece quando alguém é contemplado?
Quando um participante é contemplado, ele recebe uma carta de crédito. Ela pode ser usada na compra de qualquer tipo de imóvel, novo ou usado, ou até mesmo para a reforma ou construção em uma propriedade do sorteado em qualquer lugar do Brasil. Também é permitido que os participantes utilizem o crédito para fazer a quitação total de um financiamento em nome do próprio consorciado.
O consórcio imobiliário é seguro?
É preciso pesquisar antes de entrar em um consórcio imobiliário. Vale lembrar que as administradoras precisam ser autorizadas pelo Banco Central, que é o órgão responsável pela regulamentação do setor. Para investir sem medo o seu capital, lembre-se que só podem administrar grupos de consórcio as corporações que possuam esta autorização, portanto, informe-se bem antes de participar.
Fale com os corretores da Potência Seguros e tire todas suas dúvidas!
Comentarios