top of page

O que é Seguro Empresarial?

  • pamalmeidameiteam
  • 9 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Quem tem um negócio sabe de todos os riscos que estão envolvidos no processo de trabalho. Desde um acidente até algo mais grave, várias coisas podem gerar um custo astronômico e repentino capaz de levar sua empresa à falência. Por isso, é recomendado que seja contratado um seguro empresarial, para dar conta desse tipo de emergência.


Como o nome diz, este é um seguro específico para empresas. A maioria dos empresários acaba contratando um com base no risco de seus serviços, mas praticamente qualquer setor pode aproveitar coberturas específicas.


Entenda!



Como um seguro empresarial funciona?


O procedimento é bem semelhante à contratação de um seguro pessoal, mas com a utilização de uma pessoa jurídica no lugar de uma pessoa física. O empresário entra em contato com a seguradora e faz uma lista de todos os objetos, serviços, etc. que precisa cobrir. É feita uma análise de risco com base em alguns critérios, como as chances de algum problema ocorrer e o número de pessoas e objetos segurados, que serve para determinar o preço.


Após a negociação e mantendo o pagamento das mensalidades em dia, a empresa segurada pode recorrer ao seguro caso alguma coisa aconteça. Se um funcionário sofrer um acidente durante o serviço, é possível recorrer ao seguro para cobrir as despesas médicas, por exemplo.


Quão importante ele é para sua empresa?


Um seguro empresarial tem importância variada de acordo com a empresa. Algumas têm maior risco inerente ao ramo de trabalho, como é o caso das construtoras, mineradoras, empresas de segurança, joalheria e afins. O prejuízo que seria causado por uma perda, roubo ou acidente é muito superior ao custo rotineiro de um seguro.


É importante lembrar que a contratação do seguro não é relacionada ao porte do negócio. Um microempresário pode contratar uma seguradora para cobrir seus funcionários, materiais e produtos de acordo com sua necessidade. Praticamente qualquer negócio se beneficia desse investimento.


O que pode ser coberto?


De forma geral, qualquer coisa pode ser objeto da cobertura do seguro, bastando especificar o que será segurado e para quê. Por exemplo, é possível ter um seguro contra roubo de mercadorias, mas não contra danos acidentais causados a elas, ou vice-versa.


Uma cobertura mais extensa, obviamente, é mais cara. Como a seguradora corre o risco de que todas as coberturas sejam ativadas simultaneamente, por mais improvável que isso possa ser, o valor cobrado será proporcional. Por isso, planeje seu investimento e garanta uma estabilidade financeira para poder arcar com o custo mensal do seguro.


Qual a relação custo/benefício?


Como já mencionamos, a perda financeira por acidentes é muito superior ao custo de um seguro — mesmo para quem diz que o valor total das mensalidades será usado para cobrir o valor do incidente.


Primeiro, esse valor acumulado dificilmente estará presente em conta na época do incidente. Ele costuma ser gasto em investimentos internos da empresa. Segundo, o seguro arca com o valor total de uma vez. Assim, não é necessário acumular uma dívida para que seus negócios continuem funcionando.


Agora que você sabe o valor de um seguro empresarial, pode começar a proteger o patrimônio dos seus negócios. Quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Então curta nossa página no Facebook e não perca nossas próximas publicações!

Comments


bottom of page