O que é franquia e como funciona?
- pamalmeidameiteam
- 19 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
A franquia do seguro ainda é assunto que causa muitas dúvidas nas pessoas, como quando ela pode ser aplicada e quais são seus tipos, o que é uma franquia ampliada, básica e reduzida. Por isso, preparamos esse conteúdo para sanar as maiores dúvidas em relação a este assunto.

O que é franquia?
A franquia do seguro é uma participação obrigatória que o segurado tem em caso de sinistros, sendo assim, em determinados tipos de sinistros é preciso que ele pague um valor para que a seguradora possa realizar os reparos necessários. Seu valor é definido na apólice quando o seguro como um custo fixo ou percentual. Devido a isso, é de extrema importância ler bem o contrato ao fazer um seguro para saber exatamente quais os custos que será preciso arcar quando um sinistro for acionado.
Um exemplo é uma pessoa que contratou um seguro auto sofreu uma batida leve em seu carro e acionou a seguradora para realizar os reparos, Na apólice estará previsto o percentual que o segurado deverá pagar – pode ser uma pequena parte do valor total, metade do valor, ou outro percentual. É preciso se atentar no momento da contratação – para que sejam feitos estes reparos.
Quando deve ser paga?
Em caso de sinistro integral, ou seja, que houve perda total, ou mais de 75%, do imóvel ou veículo segurado, o titular tem o direito de ser ressarcido sem a necessidade de pagar a franquia. Além disso, em caso de roubo ou furto, também não é necessário o pagamento da franquia por parte do segurado.
Já em caso de sinistro parcial, quando os danos são menores que 75% ao bem segurado, o pagamento da franquia é obrigatório, mas sempre de acordo com o valor descrito na apólice.
Franquia ampliada, básica e reduzida
Sabendo quando é necessário pagar ou não a franquia do seguro, é preciso também entender a diferença entre os tipos de franquia existentes para que possa ser feita a escolha que mais se adequa às suas necessidades na hora da contratação. Entre as franquias disponíveis estão a ampliada, básica e reduzida.
Franquia ampliada: A franquia ampliada é aquela que o segurado tem uma maior participação financeira em caso de prejuízos ao bem segurado. Mas devido a isso é possível garantir com a franquia ampliada um maior desconto no valor do seguro na contratação.
Franquia Básica: Dentro todos os tipos de franquia, a básica é a mais comum nas apólices de seguro. Com ela, o segurado deve contribuir em casos de sinistros parciais ocorridos no bem segurado.
Franquia Reduzida: Esse tipo de franquia é onde o segurado tem a menor participação financeira em caso de prejuízos ao bem segurado, sendo assim, em caso de danos passíveis de indenização, a seguradora fica responsável pelo pagamento do maior valor dos reparos ao bem segurado.
Vale a pena pagar a franquia em todos os casos?
Como foi visto antes, nem todas as situações são necessárias o pagamento da franquia, além de depender também do tipo que foi contratada. Mas é importante analisar, em casos que a franquia precisa ser paga, se o valor do conserto é maior ou menor do que o valor a ser pago na franquia. Se o valor da franquia for maior que o do conserto, talvez não valha a pena para o segurado acionar a seguradora.
Outro ponto importante que deve ser considerado na hora de acionar o seguro é o bônus que você pode receber por usar pouco o seguro, ou não usar. Pessoas que não acionam o seguro ou em que ele é acionado poucas vezes, podem receber um bônus da seguradora que irá proporcionar descontos nas apólices futuras.
Agora que você sabe o que é franquia, como ela funciona e quais os tipos, avalie qual se encaixa melhor às suas necessidades e não deixe de contratar o seu seguro. Assim você terá garantia de indenização e segurança em caso de imprevistos. Faça uma simulação agora mesmo!




Comentários