Qual a diferença entre um Seguro Auto com cobertura compreensiva e um com cobertura contra roubo?
- pamalmeidameiteam
- 19 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
O Seguro Auto é um dos seguros mais contratados no Brasil. Embora seja tão popular, muitas pessoas desconhecem os diversos segmentos dele e acabam contratando coberturas que, provavelmente, não vão usar, ou então, deixam de contratar coberturas muito importantes por medo de encarecer esse serviço. Entre os principais tipos de coberturas estão:
Compreensiva; Roubo e Furto; Acidentes Pessoais de Passageiros e DPVAT.
Nesse artigo vamos explicar as diferenças entre a cobertura compreensiva e a cobertura contra roubo e furto para que você saiba qual se adequa mais às suas necessidades e faça uma boa escolha na hora de contratar um Seguro Auto!
– O que é a cobertura compreensiva?
– O que é a cobertura contra roubos e furtos?
– Principais diferenças entre essas modalidades
– Como escolher o melhor tipo de cobertura para mim?

O que é a Cobertura Compreensiva?
A cobertura compreensiva, também chamada de cobertura completa, é a mais popular justamente porque possui diversas modalidades de proteção. Ela cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza, podendo, ainda, permitir a escolha do tipo de indenização.
Também é possível adicionar coberturas especiais como carro reserva, danos morais a terceiros, danos a vidros, faróis, lanternas e retrovisores ou a acessórios, como rádios, por exemplo.
Algumas coberturas podem variar de acordo com a seguradora, assim como os valores. Porém, esse tipo de seguro possibilita escolhas mais adequadas às necessidades de quem contrata, deixando-o mais personalizado e mais completo.
O que é a Cobertura contra Roubos e Furtos?
A cobertura contra roubos e furtos é mais básica e, por isso, mais barata, já que não cobre diversos riscos que a compreensiva ou uma outra mais completa cobririam. Com essa modalidade, seu veículo fica protegido contra os diversos tipos de roubos e furtos, com a possibilidade de adição de coberturas especiais. Neste tipo de cobertura, o segurado só é indenizado se o carro não for encontrado ou se os danos ultrapassarem 75% do valor do veículo.
Diferentemente de outras modalidades tradicionais cujo pagamento é anual, nesse caso, dependendo da seguradora é possível parcelar o valor em até 12x. Mesmo que algumas condições pareçam mais atrativas que outros seguros, antes de contratar é preciso saber se será realmente vantajoso não poder contar com algumas coberturas.
Como escolher o melhor tipo de cobertura para mim?
Na hora da escolha, é importante ter em mente alguns pontos como o valor do seu carro e os riscos existentes onde você mora, trabalha ou costuma ir com frequência. O próximo passo é fazer uma cotação considerando esses fatores e o seu orçamento disponível. É interessante também verificar em mais de uma seguradora, já que alguns valores podem variar.
Geralmente, as seguradoras recomendam a cobertura compreensiva por ela ser uma opção mais completa e cobrir situações mais comuns, como colisão, por exemplo. Ela também é ideal para carros novos e seminovos, já que para veículos mais antigos o custo-benefício pode acabar sendo ruim.
A cobertura contra roubos e furtos é uma opção mais econômica, mas é preciso considerar se as proteções oferecidas serão suficientes para te garantir proteção financeira e segurança no seu dia a dia, pois alguns danos podem acabar saindo muito mais caros se não forem cobertos. Além disso, existem diversas formas de economizar mesmo tendo um seguro mais completo.
Para garantir que você faça a melhor escolha para o seu veículo e para o seu bolso, realize a cotação do seu Seguro Auto em nosso site e conte com a ajuda da nossa equipe!




Comentários