Seguro Auto x Proteção veicular: entenda as diferenças
- pamalmeidameiteam
- 19 de dez. de 2022
- 4 min de leitura
Economia é importante, mas antes de se decidir entre Seguro Auto e Proteção Veicular, leia nosso comparativo e entenda as vantagens de cada um.
O carro ainda é um sonho para muitas pessoas, não é verdade? Principalmente quando colocamos na ponta do lápis outros custos como IPVA, combustível, manutenção e também o seguro auto. É justamente no seguro auto que as pessoas enxergam uma alternativa para tentar economizar, mas muitas deixam de contratá-lo, correndo o risco de perderem o tão sonhado patrimônio, ou pior, se envolverem em algum tipo de acidente e terem que reembolsar danos a terceiros que nem sempre são só materiais.
Algumas pessoas se arriscam fazendo uma proteção veicular, pensando ser a mesma coisa que o seguro, só que mais barato. Não quero te desiludir, mas isso é uma pseudovantagem. O objetivo deste artigo é justamente explicar as diferenças entre seguro auto e proteção veicular para te ajudar a tomar a melhor decisão.

Seguro Auto
O seguro auto é sempre feito por uma seguradora que é fiscalizada pela SUSEP, autarquia que impõe as regras e fiscaliza seu cumprimento. Isso traz uma garantia para o cliente (segurado), pois, em caso de sinistro, a seguradora tem a obrigação de fazer uma reserva técnica para que a indenização seja paga após serem concluídos todos os trâmites.
Essa é uma diferença importantíssima, porque, na modalidade proteção veicular, não há qualquer controle ou fiscalização. Penso que essa questão por si só já é o suficiente para optar pelo seguro auto, mas temos outras diferenças importantes que vamos mencionar no decorrer deste artigo.
Valor do Seguro
A seguradora, antes de calcular o seguro, faz um estudo em cima da sinistralidade para calcular o valor do seguro e te passa um valor fixo para o período de vigência da apólice.
Em caso de Sinistro
No seguro auto, quando ocorre o sinistro, você informa à seguradora que, obrigatoriamente, faz uma reserva técnica. No final do processo de regulação, o sinistro será pago.
Na proteção veicular, o prejuízo é rateado entre os associados, e se alguém não pagar? E se em um determinado mês tiver mais de um sinistro? Como você faz? Em outras palavras, a proteção veicular é um grupo de pessoas que se comprometem a fazer uma “vaquinha” para pagar o prejuízo. Pergunto: dá para confiar que você vai receber seu prejuízo?
Cliente
No seguro auto, você está comprando uma apólice de seguro. Logo, você é o cliente e o Código de Defesa do Consumidor pode ser seu aliado caso você se sinta prejudicado. Correto?
Na proteção veicular não existe relação de consumo, você é apenas um associado, então você vai reclamar para quem?
Expertise
O seguro auto é feito por seguradoras com experiência de décadas, e até mesmo centenárias. Algumas delas são controladas por instituições financeiras conhecidas e consolidadas no mercado internacional, com uma reputação a ser preservada.
Já a proteção veicular é considerada um mercado alternativo e recente, pois é uma prática considerada atual, algo em torno de quatro ou cinco anos, e gerido por uma diretoria eleita a critério da associação.
Furto simples e fenômenos da natureza
No seguro auto, você conta com a cobertura compreensiva, que garante cobertura para diversas situações, entre elas roubo, furto, colisão, incêndio e danos da natureza, como enchentes. Na proteção veicular não existem essas coberturas que são tão importantes para você proteger seu patrimônio.
Serviços
O seguro auto normalmente vem com um plus a mais, que é assistência à residência. Em caso de emergências, você conta com serviços de eletricista, encanador, chaveiro, entre outros. Na proteção veicular, não existe esse serviço.
Bônus
No seguro auto, a cada ano sem sinistro, você ganha auto automaticamente um bônus para ser utilizado na próxima renovação. Na proteção veicular, não existe essa vantagem.
Perfil
No seguro auto, o risco é analisado de acordo com o perfil individual, que varia de pessoa para pessoa. Na proteção veicular, não existe essa vantagem, pois o preço é único, de acordo com o modelo de carro que você tem.
Risco
No seguro auto, você transfere o risco para a seguradora. Na proteção veicular, você pode fazer parte de uma associação. Você é sócio do risco.
Transferência de Seguro
No seguro auto, você pode transferir o seguro para outra pessoa ou ainda transferir o seguro para outro carro quando você trocar seu veículo. Na proteção veicular, não existe essa possibilidade.
Cancelamento
Seguro auto: você pode cancelar a qualquer momento.
Proteção veicular: você só pode sair após 180 dias da contratação.
Ocorrência de sinistros
No seguro auto, você pode ter vários sinistros parciais durante a vigência da apólice.
Na proteção veicular, você fica limitado a um ou dois sinistros no máximo.
Corretor de Seguros
No seguro auto, há um profissional com a função de orientar o segurado no momento da contratação do seguro, além de defender os interesses e auxiliar o segurado em caso de sinistros. Na proteção veicular, não existe esse profissional. Dessa forma, em caso de problemas, provavelmente você estará sozinho.
Enfim, através desse comparativo foi possível perceber que as vantagens e as proteções do seguro auto são muito maiores se comparadas à proteção veicular. Além de não garantir que você receberá o seu prejuízo em caso de sinistro, com a proteção veicular você ainda estará diretamente assumindo riscos de terceiros sobre os quais você não terá o controle. Percebeu o perigo?
Por isso, é altamente recomendável que você faça um seguro auto e, de preferência, com uma corretora com expertise nesse tipo de seguro, para que você tenha todo o suporte técnico para te ajudar a contratar um seguro sob medida. Assim, você terá uma proteção adequada a um preço justo de acordo com o seu perfil, proporcionando um excelente custo-benefício.
Comments