Valor do IPVA: por que considerá-lo antes de comprar um carro?
- pamalmeidameiteam
- 8 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Na hora da compra de um carro, muitos são os fatores que devem ser considerados para fazer uma boa escolha. Grande parte das pessoas se atentam às condições estéticas, opcionais e especificações do modelo. Porém, acabam se esquecendo de considerar um item importante: o valor do IPVA.
Esse tributo, sem dúvida alguma, acaba pesando no bolso do proprietário. Afinal, somadas as outras despesas, manter um veículo pode acabar se tornando altamente dispendioso. Por isso, é fundamental ter ciência de todos os gastos envolvidos antes de fechar negócio, evitando complicações futuras.
Para não se ver perdido e nem fazer um mau negócio, acompanhe as dicas e informações que separamos neste artigo sobre o IPVA.

Qual a relevância do valor do IPVA na hora da compra de um carro?
De forma simples e direta, a resposta para esse questionamento é: você deve se atentar ao IPVA. Como dissemos, essa é uma das maiores despesas sob a responsabilidade dos proprietários de veículos.
Pode até ser que você consiga, sem problemas, arcar com o valor do IPVA. Contudo, você deve lembrar que essa despesa vem junto de outras muitas e, pior, em uma época do ano em que tradicionalmente acumulam-se outros diversos gastos, como IPTU, matrículas e materiais escolares, além de outros tributos provenientes do próprio carro, como licenciamento e seguro obrigatório (DPVAT).
Sem esquecer de mencionar gastos comuns, como manutenção, combustível, estacionamento e investimentos na sua proteção, a exemplo do seguro.
Somar todas essas despesas com o valor do IPVA pode representar o comprometimento de boa parte da renda familiar. Por isso, é bom ficar atento e fazer as suas contas de forma antecipada. Mas, se você não sabe calcular o valor do IPVA, nós vamos te ajudar a seguir.
Como calcular o valor do IPVA?
O cálculo desse tributo é baseado no valor venal do veículo. Assim, quanto mais caro for o carro, mais caro será o IPVA.
É de competência de cada estado estabelecer as regras para a fixação e cobrança do IPVA da sua frota de veículos. Em São Paulo, por exemplo, são aplicadas as seguintes alíquotas sobre o valor do carro, dependendo do seu tipo:
4% para veículos movidos a gasolina, flex e picapes de cabine dupla;
3% para veículos movidos exclusivamente a álcool, eletricidade ou gás;
2% para utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motos, motonetas, quadriciclos e assemelhados;
1,5% para caminhões.
Para descobrir o valor venal, consulte a conhecida tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), na qual você pode, informando a marca, ano e modelo do veículo, ter acesso a essa informação.
Para onde é destinado o IPVA?
A Constituição determina, no art. 158, inciso III, que as receitas obtidas pela arrecadação do IPVA sejam divididas entre o estado e o município em que o veículo for licenciado. Ficando 50% para o estado e 50% para o município.
A destinação real desses valores deve ser dada a serviços públicos que garantam a melhoria da vida da população, de forma que áreas como saúde, educação e infraestrutura possam ser beneficiadas com essa receita.
Pronto! Agora você já sabe que o valor do IPVA é algo de extrema relevância na hora da compra de um carro. Leve em consideração as informações que trouxemos neste post antes de concluir a compra do seu veículo!
Que tal compartilhar este artigo nas redes sociais e contribuir para que mais pessoas tenham acesso a essas informações?




Comentários