Veja como se programar para ter estabilidade financeira na terceira idade
- pamalmeidameiteam
- 9 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
A terceira idade, diferentemente do que pensam muitas pessoas, não é uma fase de limitações e velhice extrema. Esta fase é considerada como o momento certo pra se aproveitar a vida, mas para fazê-lo é preciso certa estabilidade financeira.
A estabilidade financeira é um objetivo perseguido por inúmeras pessoas, afinal, quem não deseja ter uma vida tranquila? Os conceitos de organização financeira e um controle financeiro pessoal são fundamentais para chegar à aposentadoria e poder aproveitá-la da forma que você sempre sonhou.
Interessou-se pelo assunto? Então, veja como se programar para ter estabilidade financeira na terceira idade e aproveitar essa fase única de sua vida!

Poupe desde já
A primeira atitude que você deve ter, se deseja atingir a estabilidade financeira na terceira idade, é começar a poupar desde já! Quanto antes você construir um patrimônio financeiro, mais próximo do conforto e de uma vida equilibrada você estará.
Deve-se ressaltar também que quanto mais cedo se começar, mais gradativo o processo será. Não será preciso poupar grandes valores para atingir os seus objetivos. Com pequenas, mas constantes, quantias será possível atingir a tão sonhada independência financeira.
Atente para seus investimentos
Poupar não é simplesmente guardar dinheiro embaixo do travesseiro ou transferir uma quantia, mensalmente, para a caderneta de poupança. É necessário investir o montante em modalidades rentáveis, necessitando de preparo, cuidado e muita atenção.
É preciso buscar pelas melhores opções de investimentos oferecidas no mercado e, ainda, diversificá-los. É extremamente arriscado colocar todo o seu dinheiro em uma única alternativa. O ideal é buscar certa variedade de investimentos, minimizando os riscos e maximizando sua rentabilidade.
Controle seus gastos
A melhor forma de controlar suas despesas e, assim, conseguir uma quantia suficiente para poupar, investir e conquistar a estabilidade financeira é anotar todos os seus gastos. E, devem ser todos mesmo, inclusive a bala você comprou no sinal ou o presentinho na loja de R$ 1,99 para o seu filho.
Para facilitar este processo, é interessante utilizar planilhas financeiras ou aplicativos para smartphones. Assim, será possível anotar todos os gastos no momento em que eles forem realizados, não deixando essa tarefa cair no esquecimento.
Preste atenção nas dívidas
Um dos grandes empecilhos de um planejamento financeiro eficaz e, consequentemente, da estabilidade financeira são as dívidas. Muitas pessoas não conseguem se programar para saná-las e erradicar este tipo de problemas de sua vida.
É importantíssimo não realizar compras em excesso, prejudicando o seu orçamento. Aprenda a dizer não a alguns gastos comuns e evite, ao máximo, os gastos supérfluos. A dica que damos é: pense sempre na necessidade do bem a ser adquirido.
Quando for realizar uma compra, permaneça por alguns dias sem fazê-la (entre 5 a 10 dias). Caso o bem permaneça sendo necessário, faça a compra sem culpa. Mas, por acaso, se você verificar que seria apenas um gasto extra, deixe essa compra de lado e invista o dinheiro. Será muito mais vantajoso.
Considere a possibilidade de um seguro
Muitas pessoas conseguem trilhar um caminho de sucesso em rumo à estabilidade financeira, tendo certeza de que terão uma terceira idade tranquila e de muito proveito. Porém, devido a um acidente ou um problema de saúde elas se veem na necessidade de utilizar o dinheiro guardado para este imprevisto.
Sendo assim, pode ser vantajoso a realização de um seguro. Existem diversas opções de seguro, como o seguro de vida, de saúde, residencial, empresarial e, até mesmo, seguros de equipamentos portáteis (smartphones, smartwathcs e outros).
O ideal é identificar quais opções seriam mais indicadas para o seu perfil financeiro e, principalmente, escolher uma seguradora de confiança. É preciso certificar a experiência e a credibilidade da empresa no mercado.
Procure por empresas que visem a sua tranquilidade, atendendo às suas principais necessidades e que estejam sempre ao seu alcance. Avalie o atendimento, o trato com o cliente e outros fatores que considere importante.
Agora que você já sabe o que deve fazer para conquistar a tão sonhada estabilidade financeira, não perca tempo. Invista nessas práticas e veja o seu sonho se tornar realidade.
Gostou de nossas dicas? Então, curta nossa página no Facebook e veja nossos conteúdos em primeira mão!
Comments