top of page

5 fatores para considerar antes de comprar um carro novo

  • pamalmeidameiteam
  • 8 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Uma das coisas que mais traz satisfação para todos nós é quando conseguimos comprar um carro novo. Contudo, adquirir um carro zero é uma tarefa que exige uma intensa pesquisa antes de ser sacramentada: vários detalhes devem ser observados para uma boa compra.


Você deve se lembrar de como será sua rotina com o veículo, quantas pessoas o utilizarão, se você viaja com frequência e se conseguirá arcar com todos os gastos, por exemplo. Antes de fazer uma compra na qual possa se arrepender no futuro, fique atento aos fatores que vamos detalhar a seguir.


ree


1. Os gastos do veículo


Muita gente não se lembra de pôr todos os gastos que envolvem um veículo na ponta do lápis antes de fechar a negociação. Lembre-se que você terá, além das prestações, o valor do seguro, o IPVA e o gasto com combustível.


Veja se todos esses custos fecham com o quanto você ganha e adquira um modelo que caiba nesse orçamento.


2. A sua rotina


É necessário que você pense em sua rotina antes de adquirir um carro. Por exemplo, caso você dirija com mais frequência dentro da cidade, no trajeto casa-escola dos filhos-trabalho, um carro com motor 1.0 e fácil de estacionar é a melhor opção.


Se você viaja com frequência no fim de semana, um carro maior e com um bagageiro com boa capacidade é a melhor pedida. Caso você trabalhe com muitas ferramentas ou maquinário pesado, uma caminhonete com uma boa caçamba pode te atender melhor.


3. O test drive


Todo consumidor tem o direito de fazer um test drive antes da compra. Realize-o sem medo, coloque o vendedor ao lado e observe tudo o que for possível, como desempenho do motor, ergonomia e quais acessórios estão disponíveis. Aproveite mais esse momento para tirar todas as dúvidas necessárias com o vendedor.


Caso esteja interessado em mais de um modelo, realize o teste em todos eles. E, claro, se seu carro será utilizado por mais de uma pessoa, leve-a também para que ela tenha as suas impressões.


4. A taxa de juros da compra


Não se esqueça de analisar qual é a melhor opção de financiamento para o seu carro novo. Saber negociá-lo é o segredo para uma boa compra.


É comum o comprador se preocupar somente com o valor final da parcela, esquecendo de verificar qual é a taxa de juros para as diferentes durações do financiamento — 12 a 48 meses. Sabendo quanto pagará de juros, é possível analisar se é melhor dar uma entrada mais alta para reduzir o valor das parcelas ou enfrentar o financiamento mais elevado.


5. A desvalorização do veículo


É claro que ao comprar um carro novo esperamos ficar um bom tempo com ele, mas, por várias razões, às vezes temos que vendê-lo ou trocá-lo antes do tempo que imaginávamos.


Nesse caso, lembre-se que o carro tem uma desvalorização muito alta: já saem da concessionária perdendo cerca de 20% do seu valor e essa desvalorização continua nos três primeiros anos. Tenha isso em mente!


Comprar um carro novo é uma realização, mas antes de fechar o negócio fique atento a esses fatores para garantir uma aquisição satisfatória.


Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais com seus amigos que também estão pensando em comprar um carro zero!


Comments


bottom of page