top of page

6 pontos que você deve levar em conta ao comprar a casa própria

  • pamalmeidameiteam
  • 8 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Comprar a casa própria é desejo de grande parte da população brasileira.


Além da ótima sensação de conquista que a aquisição proporciona, há também os fatores concretos da garantia do futuro da família que o patrimônio imobiliário oferece e da tranquilidade que o fim da responsabilidade com aluguel representa.


Contudo, para que uma compra seja feita com segurança, é fundamental observar alguns detalhes.


Confira, neste post, seis pontos que você precisa levar em conta. Acompanhe:


1. Planeje-se para comprar a casa própria


Antes de tudo, defina os seus desejos e metas e procure alinhá-los com a sua disponibilidade financeira.


O importante é que você consiga ver claramente qual tipo de imóvel atende às suas necessidades e que esteja de acordo com a sua capacidade de pagamento.


Se você não tem o dinheiro disponível para um pagamento à vista, considere, então, as possibilidades de financiamento.


Para tanto, sempre tenha em mente que tudo precisa ser feito com base em um bom planejamento financeiro familiar, com informações bastante claras.


2. Analise o crédito imobiliário


Basicamente, são três as alternativas de crédito imobiliário. Há o Sistema Financeiro da Habitação (SFH), o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e os consórcios imobiliários.


De acordo com a sua necessidade de compra e sua disponibilidade de dinheiro, é importante comparar o que cada um deles tem a oferecer.


Pelo SFH, por exemplo, os juros são limitados a 12% ao ano e o crédito só pode ser utilizado para a compra de imóveis com valores de até R$ 950 mil, no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Minas Gerais e no Distrito Federal, e de R$ 750 mil, nos demais estados.


O SFI não impõe limites para o valor do imóvel, mas cobra juros mais altos que o SFH, que variam de banco para banco.


Já o consórcio não cobra juros. Porém, quem precisa de um imóvel para uso imediato precisa ter algum dinheiro disponível para dar um lance vencedor ou contar com ser contemplado por sorteio.


3. Pesquise o mercado


Depois de tudo bem planejado, é hora de começar a busca pelo imóvel desejado. A internet é uma ótima fonte de informação, que pode poupar muito trabalho.


Na pesquisa, considere a localização desejada e o tipo de imóvel que atende às suas necessidades — número de quartos e de vagas, por exemplo — e, é claro, que seja compatível com o valor que você pode pagar.


4. Visite o imóvel várias vezes


Por maior que seja a praticidade que a internet oferece, quem deseja comprar a casa própria não pode abrir mão de visitar o imóvel, tantas vezes quantas forem necessárias, até ter a segurança de que ele atende todas as condições.


Nessas visitas, avalie tudo. Confirme se a localização é conveniente, se existe boa infraestrutura no bairro, se há comércio e escolas por perto e se a vizinhança é tranquila, sobretudo no que diz respeito à geração de barulho.


Lembre-se de que, se você vai morar no lugar, é preciso que ele seja agradável para você e para a sua família.


5. Verifique as condições do imóvel


Reserve uma das visitas para verificar com muito cuidado todos os detalhes do imóvel, considerando a distribuição dos cômodos, o acabamento, as instalações elétricas e hidráulicas e o estado geral de conservação.


Se o imóvel for novo, observe se tudo está em conformidade com o memorial descritivo da construtora.


6. Dê atenção para a segurança


Verificar os aspectos da segurança é indispensável. Portanto, observe como é a situação de policiamento do bairro e se existem sistemas de segurança protegendo o imóvel.


Agora que você já sabe o que considerar na hora de comprar a casa própria, aproveite curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas atualizações!

Comentários


bottom of page