top of page
  • pamalmeidameiteam

A depreciação de um bem reduz também o reembolso do seguro?

Já leu com calma a sua apólice de seguro? Antes de mais nada, você deve estar atento a todos os tópicos do seu contrato, para evitar surpresas desagradáveis na hora de acionar a corretora!


Os serviços listados na apólice, bem como as coberturas adicionais, são previstos sob algumas condições de uso e validação do sinistro. O bem segurado é avaliado antes da contratação e, neste cenário, ouvimos falar da depreciação do bem!




O que é a depreciação?


Antes de mais nada precisamos esclarecer o que seria a depreciação, parte do vocabulário comum do segurês, a nomenclatura é utilizada para fazer referência ao processo em que o item perde o valor de mercado. Isto é, o processo de compra ou revenda do produto pode não ter o mesmo valor agregado da compra original.


Esse sistema é mais comum do que parece e tem uma relação direta com a evolução daquele produto no mercado, lançamento de novos produtos, tempo de uso e etc. A realidade é que o que está em jogo é a vida útil do produto!


Podemos observar mais claramente a depreciação em produtos como celulares ou carros que, a partir do momento em que saem da loja, o uso contínuo já implica na depreciação de sua vida útil.


Nesse caso, como fica o prêmio do seguro?


Lembra que mencionamos a sua apólice? Durante a cotação do seu seguro são colocados em jogo alguns valores específicos para o bem segurado, ou ainda, condições para o mesmo.


Em casos como o Seguro Auto, o mais comum na hora de solicitar o reembolso do sinistro é ter como parâmetro a Tabela FIPE, que avalia anualmente o preço médio dos veículos no mercado.


Já no Seguro de Celular, não existe um parâmetro oficial do preço dos aparelhos no país. Esta avaliação ficará, portanto, em cargo de uma pesquisa referencial do seguro na hora de avaliar o seu sinistro.


Em todos os casos, o que podemos entender é que existe a possibilidade do reembolso ser menor dado a depreciação do produto, afinal, o valor de mercado já não é mais o mesmo.


Não se esqueça que o seguro vai muito além dos casos de reembolso e representa o amparo completo ao seu bem segurado!


11 visualizações0 comentário
bottom of page