Como escolher a localização ideal para seu imóvel?
- pamalmeidameiteam
- 8 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Ao definir um novo endereço para a família, diferentes fatores precisam ser considerados. Isso, para que a localização do imóvel influencie de forma positiva a vida dos moradores. Pois se a estrutura interna da propriedade tem extrema relevância, também o que cerca o imóvel é igualmente importante para o bem-estar de quem nele vive.
Com essa ideia como ponto de partida, queremos convidar você à leitura do que vem a seguir. São itens essenciais, que vão te ajudar a escolher a localização perfeita do seu próximo lar!

Defina sua “localização ideal”
Se para uns o ideal é viver perto de tudo e em meio à agitação, para outros, o melhor é estar na mais completa tranquilidade. Claro que toda escolha implica em uma renúncia, e definir a localização do imóvel não é exceção a essa regra.
Pois ao pretender morar longe das áreas de maior circulação, é possível ter de abrir mão da proximidade a locais comerciais. Isso resulta em assumir a necessidade de ir mais longe para fazer compras e cumprir outras rotinas cotidianas.
Já quem decide morar perto de tudo, provavelmente vai ter que conviver com mais barulho, movimentação de pessoas e trânsito.
Então, analise com cuidado e estabeleça o que é mais valioso para você e sua família. Desse ponto em diante, comece a perceber as qualidades de cada lugar.
Valorize acessibilidade
Por mais que você opte por residir mais afastado do tumulto urbano, seu endereço deve ser capaz de proporcionar facilidade aos deslocamentos diários dos membros da família. Assim, a localidade tem que ter, ao redor e facilmente acessíveis, vias que a liguem às demais partes da cidade, especialmente às regiões onde cada familiar trabalha.
Caso você e sua família optem por utilizar o transporte público para circular pela cidade, foque sua busca nos bairros bem atendidos por esse serviço.
Preste atenção às facilidades
Atente-se às localidades que possibilitam amplo acesso a polos comerciais e oferecem variadas conveniências para o dia a dia (como supermercados, shoppings centers e outras facilidades).
Locais de atendimento à saúde, a exemplo de prontos-socorros, também precisam ser alcançados com rapidez, para assegurar tranquilidade a todos.
Analise os recursos de cada localidade
Aqui, vale destacar — novamente — o quanto é fundamental ter muita certeza do que você valoriza em termos de localização. A partir dessa convicção, analise os recursos de cada lugar, considerando o seguinte:
Bairros predominantemente residenciais
Neles, diminuem suas chances de encontrar de tudo muito por perto. Mas, há lugares que, mesmo estando distantes do agito, têm recursos suficientes para satisfazer aos moradores. Bairros tranquilos que contam com escolas, pequenos centros comerciais, espaços verdes como praças e áreas ajardinadas, além de outros confortos.
Bairros mistos
Esses bairros têm mais recursos, e em muitos deles pouco se tira o carro da garagem, já que existe uma ampla gama de comércios e serviços ao redor. São indicados para quem quer economizar tempo e dinheiro com constantes deslocamentos.
Privilegie locais seguros
Seja calmo ou movimentado, o lugar onde você vai morar tem que proporcionar segurança. Para certificar-se de que determinada localidade tem baixos níveis de criminalidade, pesquise referências sobre ela, descubra seus índices de violência, casos de furtos e assaltos.
Visite o local em dias e horários diferentes, veja se lá há pontos suspeitos, e preste atenção às pessoas que circulam pelo lugar. Lembre-se de que todo esforço é válido, quando se trata de prevenir situações de risco.
Por último, mas não menos importante: a localização do imóvel é determinante para a qualidade de vida dos moradores. E, conjugar uma escolha de lugar acertada a um seguro residencial que garanta morar com todo o sossego, é unir o útil ao mais útil ainda. Lembre-se disso!
Agora que você já sabe o que considerar para encontrar o lugar ideal para morar, acompanhe nossa página no Facebook e não perca nossas atualizações!
Comments