top of page

Realizei o sonho da casa própria: o que fazer agora?

  • pamalmeidameiteam
  • 8 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Se as chaves do imóvel novo já estão nas suas mãos, parabéns, você acabou de realizar o sonho da casa própria — uma das metas de vida mais difíceis de ser alcançada, pois exige muita educação financeira e planejamento familiar. Comemore bastante porque o pior já passou!


Mas, como tudo na vida, encerra-se uma etapa e inicia-se outra. Agora, os esforços devem se concentrar em organizar e dar manutenção ao seu novo lar. Se não sabe por onde começar, confira nosso checklist!


Elimine todas as burocracias


Tudo certo com a compra do imóvel, hora de transferir a propriedade dele para você. Sim, ainda que seu nome já conste na escritura, a transferência só se completa com registro do documento no cartório no qual ele está matriculado. Este simples cuidado impede ações de má fé do vendedor — como vender seu imóvel novamente!


Fique atento e providencie esse registro o quanto antes. E vá precavido financeiramente porque algumas taxas serão cobradas nesse processo.


Outra pequena burocracia que você deve eliminar é o pagamento da taxa Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, ITBI. Procure informar-se na prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado sobre o valor (geralmente, 4% do valor de venda) e a forma de pagamento.


Realize uma nova vistoria


Certamente você já avaliou o imóvel de ponta a cabeça antes de comprá-lo, principalmente se comprou imóvel usado. Era necessário, afinal, descobrir os custos que teria com manutenção e reforma, para abatimento no valor final de venda ou solicitação de reformas ao proprietário, bem como ter ciência dos bens agregados que estariam inclusos na compra.


Ainda assim, faça uma nova vistoria para verificar se a casa ou apartamento encontra-se nas condições acordadas entre as partes. Se você detectar que o antigo proprietário deixou de fazer um reparo previsto em contrato ou retirou os bens agregados, solicite o ressarcimento do prejuízo imediatamente.


Transfira as contas para seu nome


Não faz sentido receber as contas de água, luz, internet e gás com o nome do dono anterior ou de pessoas que talvez você nem conheça.


Pode parecer uma bobagem, mas providenciar a alteração dos dados cadastrais te fará ainda mais realizado, com aquela sensação boa de que aquele lugar pertence a você.


Além disso, será necessário alterar o destino de suas correspondências para o novo endereço e algumas instituições, como a seguradora do plano de saúde, vão solicitar o comprovante de residência para alterar seu cadastro.


Proteja sua família


A segurança da sua família deve vir em primeiro lugar e se sua casa não tiver dispositivos que a garantam, vale repensar esse investimento. Pode ser que a realidade da sua região não exija que você coloque cerca elétrica na casa toda, mas quem sabe uma câmera de segurança na fachada não te garanta mais tranquilidade?


Portão eletrônico também é uma boa alternativa para quem costuma chegar em casa mais tarde, dificultando um possível assalto ou, para quem tem filhos pequenos, evitando descer do carro com as crianças dentro dele.


E por falar em crianças, pense muito nelas ao realizar o próximo passo!


Dê vida ao sonho da casa própria


Depois de lidar com tantos detalhes não necessariamente agradáveis, encare a decoração como um divertimento! É a fase em que você finalmente traz vida e dá forma a seu sonho.


Faça com que toda família participe e dê opiniões, mas, se o momento permitir, contrate também um designer de interiores. Esse profissional vai montar um planejamento para sua casa ficar do jeito que você quer, só que de maneira otimizada e conceitual.


Providencie um seguro residencial

A maioria dos seguros residenciais protege seu bem contra incêndio, explosão e desastre natural. Alguns deles, porém, oferecem proteção estendida a bens que ficam no interior do imóvel e cobrem danos causados pela sua família a terceiros. Maravilhoso, não é mesmo?


E ainda tem mais: o valor da mensalidade do seguro sem benefícios adicionais corresponde ao máximo de 1% do valor do imóvel.


Tomando todas essas providências você garante que o sonho da casa própria não se torne um pesadelo com o passar do tempo!


Tem alguma outra dica que esquecemos de mencionar? Ficou com alguma dúvida? Então não deixe de comentar este post!

Comments


bottom of page