Trilha de Saúde Emocional no trabalho
- pamalmeidameiteam
- 31 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Já reparou o quanto o humor afeta o seu trabalho? O seu bem-estar está diretamente relacionado à produtividade!

Ainda que muito comentada, pouco se sabe sobre o que realmente significa saúde emocional, para muitos, trata-se apenas de palavras bonitas ou um diagnóstico terapêutico, mas a realidade é que ela influencia diretamente o modo como o cotidiano é encarado. Dentro do mercado de trabalho, não poderia ser diferente.
A saúde emocional significa a capacidade do indivíduo de controlar, gerenciar e reconhecer padrões de comportamento e emoções que influenciam o cotidiano, essa habilidade é essencial para manter uma rotina profissional saudável, adequada às exigências diárias e ao bem-estar.
Saúde emocional ou saúde mental?
A saúde mental refere-se ao bem-estar do indivíduo em relação ao ambiente ao qual ele frequenta. Isso representa o modo pelo qual esta pessoa interpreta e encara sua rotina, ou seja, os padrões emocionais que a percepção do ambiente proporciona.
A saúde emocional, por sua vez, é o modo pelo qual as emoções variam para esta pessoa, seus padrões de pensamento, autoestima e relações com terceiros, impactos na vida pessoal e etc.
Perceba o quanto o primeiro está relacionado aos fatores externos, ao passo que o segundo diz respeito à individualidade.
Como fazer reconhecer as emoções?
Durante os momentos iniciais do seu dia, tire uma pausa para reflexão, compreenda seu humor e o nível de rendimento do dia.
Uma dica é manter um “caderno de emoções” em que você registra as emoções mais fortes do dia, pensando num levantamento do seu bem-estar emocional e o que pode ser feito para melhorar.
O reconhecimento de suas emoções é um processo de autoconhecimento constante, seu humor está diretamente ligado ao bem-estar.
Afinal, qual a relação com o trabalho?
O modo pelo qual a rotina de trabalho se organiza por vezes não leva em consideração os níveis de oscilação e bem-estar pessoal necessários para uma boa produtividade. Justamente neste cenário que o colaborador pode prejudicar o próprio desempenho gerando transtornos para a rotina de trabalho.

Como as empresas podem contribuir?
Existem diferentes maneiras de proporcionar um ambiente corporativo inclusivo e adequado às demandas de seus colaboradores, algumas opções incluem day-off, benefícios corporativos e incentivos como planos que incluem tratamento terapêutico e mais.
Não esqueça, para entender na totalidade o clima da empresa é necessário realizar uma pesquisa interna questionando pontos como: possíveis melhorias, grau de satisfação e motivação e perspectiva de equipe.
Quer mais dicas como essa? Ou ainda, conhecer os benefícios? Fale conosco!




Comentários